Contato:   Gravataí: (51) 3488.3488

RIO SERÁ A CAPITAL MUNDIAL DA ARQUITETURA EM 2020

Abril 2019

Entre 19 e 26 de julho de 2020, a cidade do Rio de Janeiro será sede da 27ª edição do Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos (UIA). O evento acontecerá no edifício Palácio Gustavo Capanema, recentemente restaurado, e tende a atrair cerca de 20 mil profissionais de todo o mundo, em parceria com a UNESCO. Por isso, o organismo mundial voltado para educação, ciência e cultura decidiu nomear o Rio a capital mundial da arquitetura em 2020. É a primeira vez que uma cidade receberá esse título.

A escolha se deve também ao fato do Rio de Janeiro ser um mosaico de tendências arquitetônicas. Fundada no século XVI, a cidade vai desde os Arcos da Lapa (construídos no período colonial), passando pelo Cristo Redentor (do início do século XX) e culminando com o Museu do Amanhã (inaugurado em 2015). “A iniciativa de passar a nomear uma capital mundial da arquitetura a cada congresso da UIA mostra o compromisso da UNESCO de preservar o patrimônio arquitetônico no contexto urbano”, diz Ernesto Ottone, diretor-geral adjunto para a cultura da UNESCO.

No Congresso Mundial da UIA, que acontece a cada 3 anos, o tema central será a construção sustentável e as cidades inteligentes. Serão discutidos temas como planejamento urbano, cultura, mobilidade, obras públicas e construção de cidades inclusivas. “A cidade é também uma referência de desafios contemporâneos para os arquitetos e de experiências positivas no campo do urbanismo. O Rio sintetiza essas características encontradas em cidades de diversos países do mundo”, afirma o presidente do Instituto de Arquitetos Brasileiros, Nivaldo Vieira de Andrade Júnior.

Para o presidente do comitê-executivo do Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020Rio, Sérgio Magalhães, o evento será muito importante para a recuperação da imagem do Rio de Janeiro no cenário mundial. “A escolha do Rio como capital mundial da arquitetura e a realização do Congresso Mundial de Arquitetos na cidade formam um binômio de extrema importância para o Rio e para a cultura arquitetônica brasileira. Especialmente por proporcionar um diálogo com a sociedade e um novo tempo para o enfrentamento dos desafios da cidade”, avalia.

Adaptado de: Blog Massa Cinzenta
Galeria
1
Notícias Romac
  Nós ligamos para você.
Não fique com dúvidas sobre produtos ou serviços Romac. Deixe o seu contato que um representante entrará em contato com você o mais rápido possível.




Nós ligamos para você.
Não fique com dúvidas sobre produtos ou serviços Romac. Deixe o seu contato que um representante entrará em contato com você o mais rápido possível.




Romac News
n°13
Serviços de
Financiamento

Compre seu equipamento sem dores de cabeça com a Romac.

Enviar

RS
Gravataí:
(51) 3488.3488